No dia 11 de agosto de 2020 foi lançado a versão 5.5 do WordPress, batizada com o nome de Eckstine em homenagem a Billy Eckstine.
A titulo de curiosidade a primeira versão do WordPress foi lançada em 27 de maio de 2003, já estamos no 17º ano de vida da ferramenta que conquista cada vez mais usuários da plataforma.
Ainda não testei a nova versão, mas com base na postagem original do anuncio da nova versão vou pontuar alguns dos novos recursos.
Para melhorar o tempo de renderização das páginas agora o WordPress terá suporte a técnica chamada de Lazy Load que espera até que a imagem esteja próxima de ser apresentada na tela para só então carrega-la de fato.
O WordPress naturalmente já tinha um bom desempenho com os motores de busca, principalmente instalando alguns plugins, agora por padrão a ferramenta disponibilizara um sitemap que ajuda os motores de busca a encontrar todas as páginas do seu projeto.
Agora você poderá atualizar o tema e o plugin enviando arquivos .zip.
Você pode agora ativar o auto-updates de tema e plugins direto pelo WordPress antigamente essa opção dependia de ferramentas externas instaladas em empresas de hospedagem de site.
Mais recursos para ajudar a criar e editar suas postagens e páginas, como edição de imagem internamente, padrões predefinidos de páginas, opções avançadas de medidas e muito mais.
Foram implementadas 34 correções e melhorias em acessibilidade, um cuidado muito importante de inclusão.
Existem varias novidades para nós programadores como novas funções e atualizações internas da ferramenta como o PHPMailer que passou da versão 5.2.27 para a 6.1.6.
Em breve pretendo atualizar e testar todos os recursos e se necessário atualizo essa postagem, caso queria colaborar com essa postagem deixe seu comentário abaixo.