No final de 2020 eu fiz o upgrade de alguns componentes da minha máquina de trabalho, eu trabalho em home office já faz alguns e se não me falha a memória a minha máquina tinha 10 anos.
Para o meu trabalho diário a máquina ainda aguentaria mais um pouco, mas eu comecei um canal no YouTube e para edição de vídeos ela começou a apresentar alguma lentidão nos programas de edição.
Mas deixo aqui registrado que ela não foi um empecilho para começar o canal, com o programa SHOTCUT que é gratuito consegui fazer a maior parte dos vídeos sem problema algum, só ter um pouquinho de paciência.
O primeiro upgrade foi de processador um Ryzen 5 3600x, uma placa mãe da Gigabyte modelo GA-AB350M-DS3H e 2 pentes de Memória Patriot Viper Steel 8GB, 3200MHz, DDR4.
Com esse upgrade já senti uma melhora bem considerável, principalmente nos programas que uso no dia a dia e ainda consegui fazer um pequeno overclock no processador que me deu um pouquinho a mais de performance que já contei aqui nessa postagem.
Para edição de vídeos ainda faltava uma placa de vídeo para completar o upgrade, mas não quero gastar muito, as placas de vídeo tiveram um dos maiores aumento de preço durante a pandemia e ainda continuam com o valor muito alto, a princípio queria uma NVIDIA 1650 Super mas o preço dela no dia em que escrevo esse artigo passa fácil de mil e quinhentos reais e quando tem estoque.
Decidi então optar pela RADEON RX550 que acreditava ter um bom custo benefício para o que eu precisava, não quero uma placa de vídeo para jogos, quero uma placa de vídeo para trabalhar com edição utilizando o SHOTCUT.
A placa de vídeo chegou e antes de substituir minha placa de vídeo antigo uma RADEON HD5770 fiz um teste de renderização de um projeto que levou 16:36 para terminar, troquei as placas e refiz o mesmo teste de renderização e o tempo gasto foi de 16:23, praticamente não teve alteração alguma, considero como um empate técnico.
Refiz algumas configurações, coloquei no SHOTCUT a opção de “Usar codificador via hardware” e mesmo repetindo o processo várias vezes não consegui nenhuma melhora e acabei chegando na conclusão que a placa de vídeo RX550 não é uma boa placa de vídeo para quem quer trabalhar com edição de vídeos.
Por sorte consegui conversar com a loja onde comprei a minha placa e devolvê-la, não queria gerar esse custo nem transtorno para a loja, mas felizmente tive essa oportunidade.
Agora estou em busca de GTX 1650 ou GTX 1660 nova ou usada para refazer os testes e verificar se realmente vale a pena o valor gasto nessas placas.
A seguir vou deixar o vídeo dos testes que fiz e enviei para o YouTube.