No final de 2019 eu fiz um investimento em geração própria de energia através de painéis solares, será que valeu a pena?
Já faz um bom tempo que tenho interesse na geração de energia pelo sistema fotovoltaico, mas no começo o investimento era muito alto e acabava não compensando o investimento, pensei então na possibilidade de investir no aquecimento solar que ajudaria a diminuir os custos com energia.
Em minhas primeiras pesquisas e orçamentos o investimento no aquecimento solar era muito menor, mas analisando meu consumo de energia, principalmente com o uso de ar-condicionado fiquei relutante e resolvi esperar um pouco mais.
Finalmente após aproximadamente 4 anos, refazendo os orçamentos o custo de implantação da geração de energia solar baixou em níveis competitivos e que fazia mais sentido agora.
A primeira decisão era sobre qual sistema optar On-Grid ou Off-Grid, o primeiro sistema você continua conectado a rede da concessionaria de energia elétrica durante o dia enquanto você gera energia o excedente de energia gerada e não consumida é enviada para a rede e você recebe créditos por isso e durante a noite quando você não esta gerando energia você consome a energia da rede utilizando esses créditos.
Já o sistema Off-Grid você utiliza baterias para guardar a energia gerada e consome direto das baterias a noite, esse sistema precisa ser bem pensado na quantidade de baterias que você irá precisar, pensar nos dias nublados ou de chuva em que geração diminui ou quase não existe.
Acabei optando pelo sistema On-Grid, o sistema Off-Grid é interessante no ponto de que casa praticamente vira um no-break gigante, mas o sistema On-Grid me pareceu mais fácil e o custo também seria menor por que não teria que comprar as baterias.
Hoje 8 meses após a instalação do sistema posso dizer que estou super satisfeito e que recomendo sim o investimento em alguns casos. O primeiro é se você tem um consumo relativamente alto de energia, quanto maior o seu consumo acho que mais vale a pena o investimento.
Outro ponto a se fazer conta é que mesmo eu gerando toda a energia que eu consumo eu ainda pago o mínimo da conta de energia para ter essa disponibilidade de utilização da rede da concessionária, acho que varia de região para região, mas aqui na minha residência é em torno de R$40,00 por mês, é só isso que eu pago de energia agora, antigamente pagava algo em torno de R$300,00 por mês.
Se estiver pensando em investir e tiver alguma dúvida deixe seu comentário, quem sabe escrevo um novo artigo sobre o tema.